Learn on in Mozambique: Programa de Certificações gratuito da Huawei


5 comments
Categories : Aleatório , Certificações

No final do ano passado, participei na HUAWEI ICT Competition 2019-2020, um evento presencial organizado pela Huawei Moçambique, que me ajudou-me a obter a certificação HCIA-R&S (equivalente ao CCNA-R&S).

Para este ano, por conta do COVID-19 acredito que o pessoal da Huawei decidiu mudar a abordagem e apresentar um programa no estilo on-demands (online) para estudantes e profissionais da área de IT.

Através do Learn on in Mozambique, o estudante tem a oportunidade de ter uma certificação internacional sem custos adicionais, em uma plataforma e ambiente online. Uma vez que instituições de ensino encontram-se suspensas devido ao COVID-19.

Como funciona?

Para obter o voucher de certificação gratuito é necessario seguir 3 passos:

Primeiro passo

Assistir as video-aulas da trilha que pretende se certificar, para tal é necessário criar uma conta no portal da Huawei, isto pode ser feito pelo seguinte link.

Os cursos disponíveis são:

Aconselho a assistir, tirar notas e fazer os laboratórios para cada uma das tracks. No ano passado quando fiz o exame, utilizei bastante o HCIA-R&S Intermediate Guide v.2.5 e o Lab Guide 2.5, quem quiser esses manuais pode pegar fazer download pelo seguinte link.

Segundo passo

Após assistir as aulas da trilha escolhida, devera realizar um Mock Exam e para obter o voucher gratuito é necessário obter uma nota superior a 60 pontos. Vale lembrar que em condições normais o exame custa 200 dólares ( 14 mil meticais).

Os exames disponíveis são:

Para cada exame são disponibilizadas 3 tentativas.

Terceiro passo

Depois de passar no exame Mock , você pode se inscrever on-line para um comprovante de exame de certificação (valor de US $200) enviando um email para bruno.bandeira@huawei.com.

A informação completa acerca deste programa pode ser encontrada aqui.

Espero ter ajudado,

5 comments on “Learn on in Mozambique: Programa de Certificações gratuito da Huawei

    Eliseu Hairone

    • Agosto 2, 2020 at 8:45 am

    Bom dia.
    Muito obrigado por compartilhar.
    Eu tenho uma dúvida sobre o exame HCIA R&S: Gostaria de saber quanto as questões do exame se é que são mais teóricas ou mais práticas (com laboratórios).
    Tenho essa dúvida porque me inscrevi no curso e olhando pra o conteúdo de forma superficial me parece não ter aulas de laboratório.

      Derson Manhique

      • Agosto 2, 2020 at 2:12 pm

      Hello Eliseu,

      Quando fiz o exame no ano passado, as questões eram mais teóricas com diversas questões que exigiam alguma experiência pratica (tipo questões que perguntavam o que um comando fazia e o que significava o resultado de um print), então minha recomendação é baixar o eNSP e fazer os laboratórios de cada um dos capítulos. Podes usar os Guias que inclui no artigo.

        Eliseu Hairone

        • Agosto 4, 2020 at 12:12 pm

        Muito obrigado pela dica.

    Bensley Njauala

    • Julho 31, 2020 at 2:17 am

    Muito obrigado pelo interesse em ajudar Derson, olhando para a demanda de cada Role aqui em Moçambique qual deles recomendarias para alguém com pouca experiência na área de TI?

      Derson Manhique

      • Julho 31, 2020 at 3:57 pm

      Hello Bensley,

      Bom, eu faria HCIA-R&S, HCIA-Security e HCIA-Wireless nessa ordem.

      O HCIA-R&S seria o equivalente da Huawei ao CCNA da Cisco, então se estudas para um, terás todas as bases para tirar o outro (o que muda é só a sintaxe dos sistemas operativos os protocolos são os mesmos).

      Quanto ao mercado, Huawei é bem usado por grandes provedores como a Vodacom, Movitel e Tmcel agora no mercado Enterprise não me parece fazer muito sucesso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

© 2020 Rota Flutuante. Todos os direitos reservados.