Como baixar e instalar o VMware ESXi 7.0


1 comment
Categories : Virtualização

Neste artigo irei explicar como fazer download, instalação e configuração de alguns paramentos do ESXi 7.0. Este artigo também serve para versões anteriores do ESXi como 6.0, 6.5 e 6.7.

Anunciado em Abril de 2020, a versão 7.0 do ESXi assim como as versões anteriores do hypervisor da VMware possui uma licença pode ser solicitada e instalada gratuitamente. Essa licença gratuita apresenta algumas limitações em termos de funcionalidades como:

  • Sem suporte técnico comercial;
  • Não pode ser adicionado ao vCenter Server;
  • API encontram-se indisponíveis (a API esta disponível apenas para leitura);
  • A chave está restrita a 100 implantações de servidores físicos;
  • Número de CPUs lógicos por host é de 480;
  • Máximo de vCPUs por máquina virtual é de 8;
  • Sem limitação física da CPU;

1º – Download da ISO e licença

O download da imagem pode ser feito através do link, porem, é necessário possuir uma conta no MyVmware (que pode ser criada gratuitamente).

Após efectuar o registo gratuito do produto, o link para download e a licença serão gerados, conforme a imagem abaixo.

A ISO de instalação do ESXI possui 350 MB e o processo para gravar a ISO em um USB é similar ao explicado no seguinte artigo.

2º – Instalação do ESXI

Antes de iniciar a instalação, é necessário verificar a matrix de compatibilidade do ESXI para verificar se o seu processador é compatível ou não com a versão que pretende instalar.

O processo de instalação do ESXI é bastante straightforward, as teclas ENTER e F11 são usadas para avançar para as etapas subsequentes da instalação.

O ESXi faz um scan em todo o sistema em busca de Discos para instalação. Esses discos podem ser locais (HDD, SSD, USB Flash e etc) ou remotos (iSCSI, NAS e etc). No caso da minha instalação o disco é um VMware Virtual Disk de 30 GiB porque essa instalação esta a ser feita em um ambiente ESXi.

De seguida é definida a credencial do usuário root. É com esta credencial que será feita a administração do servidor depois de instalado.

Evite esquecer essa credencial.

Por fim uma confirmação é solicitada e a instalação inicia.

No final da instalação é solicitado que o USB ou CD de instalação seja removido para que o ESXi possa fazer iniciar normalmente após o reboot da maquina.

Se a instalação for feita correctamente, após o reboot será apresentada a tela inicial do ESXi.

A administração do ESXi é feita maioritariamente pela interface web (VMware host Client) porem, algumas configurações podem ser feitas através da interface console para alem de visualização de logs e algumas ferramentas de troubleshooting.

3º – Configurações Básicas

O acesso ao menu de configurações é feito através da tecla F2 e é necessário introduzir as credenciais de usuário root criadas durante o processo de instalação.

Depois de autenticar-se será apresentado o menu System Customization. É através desse menu que podemos alterar password de usuário, verificar informações do sistema, visualizar logs, e mais. As configurações de rede como alteração de endereçamento IPv4 e IPv6, DNS, VLANs são feitas pelo Configure Management Network.

O ESXi pegou o endereço IPv4 atribuído pelo servidor DHCP da rede, mas não é uma boa pratica deixar o servidor com endereço dinâmico e sim com um estático. Essa alteração pode ser feita pelo IPv4 Configuration.

Pelo DNS Configuration é possível configurar servidores DNS e alterar o nome do ESXi.

Também tenho o habito de desactivar o IPv6, visto que não esta a ser utilizado, isso pode ser feito pelo IPv6 Configuration.

Após realizar essas alterações, o ESXi solicita um restart para que possa assumir as novas configurações.

4º – Adicionando a licença

O acesso ao portal web de gestão pode ser feito usando o link especificado na interface console

A página inicial apresenta diversas informações úteis referentes ao servidor físico (host) como CPU, Memoria, Versão do ESXI, se esta ou não conectado ao Vcenter e mais.

As licenças podem ser adicionadas na aba Manage>Licensing.

Bom tudo feito, poderei escrever mais sobre o Vsphere posteriormente, principalmente o processo de actualização do ESXI e VCSA para a versão 7, mas o objectivo é montar um ambiente lab do VMware NSX Data center.

Espero ter ajudado,

1 comment on “Como baixar e instalar o VMware ESXi 7.0

    Iran

    • Junho 18, 2020 at 4:42 pm

    Será que podes me dar uma ajudinha, eu consigo fazer a inalação e tudo mais, mas não consigo aceder através do browser, ja tentei vários tipo de adaptadores de rede diferentes, alterar o ip, mas nada funciona, tens alguma sugestão?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

© 2020 Rota Flutuante. Todos os direitos reservados.