Passei no exame AZ-900 – Microsoft Azure Fundamentals


5 comments
Categories : Certificações , Cloud

Recentemente passei no exame AZ-900 da certificação Microsoft Azure Fundamentals, então decidi criar este post a explicar como foi a minha experiência com o exame, que recursos utilizei e como obter os voucher de desconto.

Detalhes do Exame

A certificação Microsoft Azure Fundamental é uma oportunidade para provar o conhecimento dos conceitos de Cloud Computing, dos principais serviços do Azure, preços do Azure, SLA, ciclo de vida e os fundamentos da segurança, privacidade, conformidade e confiança da Cloud.

Esta certificação destina-se a pessoas que pretendem começar a trabalhar com soluções e serviços baseados em nuvem. Os candidatos devem ser capazes de demonstrar um conhecimento fundamental dos conceitos de nuvem, bem como serviços, cargas de trabalho, segurança, privacidade, preços e suporte do Azure. Além disso, você deve estar familiarizado com os conceitos de rede, armazenamento, computação, suporte a aplicativos e desenvolvimento de aplicativos.

Os fundamentos do Azure podem ser usados ​​para se preparar para outras certificações role-based ou especiais do Azure, porem não é um pré-requisito para nenhuma delas.

Tópicos do Exame

O exame sofreu uma pequena actualização no dia 28 de Maio. E os tópicos do exame estão divididos nas seguintes categorias:

  • Describe cloud concepts;
  • Describe core Azure services;
  • Describe security, privacy, compliance, and trust;
  • Describe Azure pricing Service Level Agreements, and Lifecycles.

A lista detalhada de tópicos para o exame pode ser obtidos aqui.

Preparação

Levei 1 semana (entre 2-4 horas de estudo diário) para me preparar para o exame. Os matériais que utilizei para me preparar foram:

A Microsoft tem uma subscrição gratuita para o Azure que permite aceder ao portal durante 12 meses e ter acesso a diversos serviços gratuitos para alem de um credito de 200 dólares valido por 1 mês. Dá para fazer quase tudo com isso.

A conta gratuita pode ser criada no seguinte link. Por questões de segurança é necessário colocar um cartão de credito valido (não será descontado nenhum valor)

Existem outros materiais que podem ser utilizados para estudar para o exame porem, não posso dizer se são ou não bons porque não utilizei, alguns deles são:

Experiência no Exame

Achei um exame fácil, mas não aconselho ninguém a relaxar nos estudos porque as questões estão cheias de armadilhas e pequenos detalhes. O capitulo Describe cloud concepts me pareceu uma repetição do conteúdo que pode ser encontrado em outras certificações como JNCIA-Cloud (que possuo) e Oracle OCI Foundations.

Esta também foi a minha primeira experiência com exames no estilo Online Proctored (feitos em casa ou no escritório) .Bom, achei bem relaxado, os exame é feito através de uma aplicação da PearsonVue e existe alguém a controlar pela webcam e microfone, para alem disso é necessário tirar fotos da sala de exame, desligar celulares, remover cadernos e evitar que alguém entre e fale na durante o exame.

Eu tenho um habito de pensar alto durante exame e mexer o cabelo, felizmente, isso não causou nenhuma desqualificação ou advertência. 😆

Ultimas considerações

Importa dizer que fiz esse exame de forma gratuita através da Microsoft Azure Fundamentals: Virtual Training Days, esses eventos consistem em webinars em que são apresentados os tópicos do Azure Fundamentals de forma resumida e no final dessas sessões são atribuídos vouchers gratuitos para agendar o exame.

Pelo que percebi de alguns amigos, os Vouchers disponibilizados no final desses cursos podem ser utilizados para outros exames Azure Role-Based.

Finalizado, pretendo continuar com os exames da Azure mas ainda estou em duvida entre a Microsoft Certified: Azure Administrator Associate e Microsoft Certified: Azure Security Engineer Associate mas antes preciso terminar alguns estudos pendentes.

Espero ter ajudado,

5 comments on “Passei no exame AZ-900 – Microsoft Azure Fundamentals

    Dercio

    • Julho 20, 2020 at 11:52 am

    Como conseguiu criar a conta azure, uma vez que no acto do registo pede que seja enviado um token sms para o celular e não tem a opção moçambique?

      Derson Manhique

      • Julho 20, 2020 at 5:08 pm

      Hello,

      Tambem tive esses problemas, acabei utilizando um numero estrangeiro de um amigo. Uma outra alternativa é utilizar aqueles temporay sms numbers. exemplo: https://receive-smss.com, https://quackr.io e https://freephonenum.com.

    Dírcia

    • Junho 11, 2020 at 10:08 pm

    Sempre que por cá passo saio inspirada e motivada, obrigada por partilhares a tua experiencia e acima de tudo fazeres um share dos caminhos usados. Parabéns!

    Amaro

    • Junho 10, 2020 at 2:55 pm

    Felicitações, Cordeais pela conquista de mais um titulo!

    Yatin

    • Junho 10, 2020 at 12:06 am

    Thanks ajudou

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

© 2020 Rota Flutuante. Todos os direitos reservados.